-
Arquitetos: Macaw Studio
- Ano: 2023
-
Fotografias:Lucas Marco
-
Fabricantes: Breton, Cortinato, DecorColors, Ecodecor, GRAPHISOFT, Lumavi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Historicamente, a palavra francesa “Boudoir” se refere a uma antessala -de uso exclusivamente feminino- do quarto de uma senhora da alta classe, onde ela se banhava, se vestia e se preparava, com auxílio de outras mulheres. Traduzido para este salão de beleza contemporâneo, “Boudoir” representa em sua essência um local calmo, tranquilo e reservado onde clientes vem para se desconectar da rotina e aproveitar um agradável momento de relaxamento, embelezamento e cuidado próprio. O principal desafio foi descaracterizar a construção original com seus grandes volumes ortogonais e seu aspecto corporativo, porém minimizando intervenções estruturais pelo edifício ser alugado. A solução foi a criação de camadas sobre a fachada existente.
No térreo uma contínua parede de cobogó em linha orgânica envolve o prédio, trazendo personalidade e suavidade para a fachada. A escolha do cobogó garante aproveitamento da iluminação e ventilação natural, ao mesmo tempo que controla a incidência de sol e privacidade. O cubo vazado, ou cobogó, é um elemento tradicionalmente brasileiro e sua escolha para o projeto também foi motivada pelo cuidado que o escritório tem em valorizar e utilizar materiais e tipologias locais em seus projetos.
No segundo piso a estrutura com malha metálica serve de suporte para o crescimento da vegetação, que com o tempo criará uma nova textura para as fachadas. Assim como o cobogó, permitirá a entrada de iluminação e ventilação natural enquanto garante privacidade aos ambientes superiores. A estrutura possui algumas aberturas estratégicas que preservam a vista para uma das maiores áreas de preservação ambiental da região, o Banhado. Internamente, a aplicação de formas curvilíneas e orgânicas somada a paleta de cores em tons terrosos, acabamentos naturais e aplicação da madeira proporcionam um sentimento de casa, resultando em um espaço aconchegante e convidativo para os usuários.
O partido adotado foi de estabelecer ambientes abertos e suaves que favorecessem o fluxo para as atividades do espaço. Os traços fluidos e orgânicos da fachada se repetem nos interiores, com portas, paredes curvas e principalmente cortinas ondulantes, que como protagonistas do espaço, proporcionam aconchego e leveza enquanto separam ambientes e atuam também como barreira acústica. No pavimento superior, em um espaço mais íntimo, ficam as salas de massagem, spa, ducha e o salão de cabelereiro. Adjacente ao salão fica o Bistrô, que conta com vista panorâmica contemplativa em um ambiente ao mesmo tempo acolhedor e arejado.
Participando deste projeto desde a concepção, branding, arquitetura e interiores, a Macaw Studio pôde explorar ao máximo as intervenções aplicadas no projeto com uma linha conceitual homogênea, criando uma identidade forte para a marca. O resultado foi impactante e realmente transformador, não apenas em sua estética, mas na essência do local e seu entorno.